A série Mario Kart reina absoluta há quase 20 anos. Sonic, Crash e, mais recente, Ben 10 tentaram se aventurar pelo mundo das corridas de kart, mas não conseguiram sequer 1/3 do sucesso da trupe do nosso encanador multiuso. As disputas automobilísticas de Mario & Cia. mantém o mesmo padrão de jogo desde Super Mario Kart, mas o sucesso só aumenta a cada novo lançamento. Mario Kart 7, o primeiro título com um número em vez de um nome, promete guiar os pilotos por céu e mar. Prepare-se para pisar fundo até debaixo d’água!
Mais um Mario Kart?
Quem não conhece a série pode pensar: “Mais um Mario Kart? Esse povo não cansa disso?”. A resposta é não! A cada MK, quando pensamos que não há mais o que inovar, a Nintendo surpreende. Talvez esse seja o segredo da longevidade da maior franquia de corrida de todos os tempos.
Mario Kart 7 terá 32 circuitos no total: 16 novos e 16 clássicos. É pista que não acaba mais! Veremos desde o novíssimo Toad Circuit e Wuhu Loop até as famigeradas Koopa Beach (N64) e Maple Treeway (Wii). Inclusive a excelente Rainbow Road (SNES) estará presente. O destaque vai para o cenário criado pela Retro Studios inspirado em Donkey Kong Country Returns.
Os personagens confirmados são Mario, Luigi, Peach, Yoshi, Donkey Kong, Bowser, Toad, Koopa Troopa, Wario, Daisy, Metal Mario, Rosalina, Shy Guy, Wiggler e QueenBee. Caso não queria nenhum deles, os Miis poderão ser selecionados para as disputas. Nada de Waluigi ou Dry Bones até o momento. Lakitu largou o cargo de “pescador de karts” e também vai participar das corridas. Porém, agora ficou uma dúvida: quem fará o serviço de Lakitu de nos salvar quando cairmos de penhascos ou na lava?
Mario Tuning
Os karts agora são personalizáveis, resultando em inúmeras combinações. O jogador poderá escolher o chassi, as rodas e o estilo da asa-delta. O veículo clássico, disponível nas versões de SNES, N64 e GBA também está lá para os saudosistas. Já as motos, famosas em Mario Kart Wii, não darão as caras.
Será preciso cumprir determinados objetivos para liberar todas as partes. Cada parte terá influência no veículo durante as corridas. Por exemplo, uma roda muito grande pode ser ótima em terrenos acidentados, mas ruim numa pista de asfalto.
O ambiente também influenciará na jogabilidade do game. Controlar o kart no ar é totalmente diferente de controlá-lo na terra. Ao entrar na água, as coisas mudam novamente: o veículo fica mais difícil de controlar e a velocidade sofre alteração. Quem quiser, pode usar o giroscópio do 3DS para controlar. Mas, quem já jogou Star Fox 64 3DS sabe que giroscópio e efeito 3D não combinam...
Pela primeira vez teremos a opção de usar a visão em primeira pessoa. Com o efeito 3D ativado, essa visão “de dentro” tem tudo para fazer sucesso entre os jogadores. Não é nada sofisticado ou realista, mas não deixa de ser uma possibilidade interessante. Qual será a sensação de ver um casco verde vindo na nossa direção?
7 da sorte
Entre os novos poderes estão a Fire Flower e o Super Leaf. O primeiro permite que os jogadores atirem bolas de fogo nos adversários, fazendo-os rodar e perder velocidade. O segundo item, inspirado em Super Mario 3D Land, faz com que a Tanooki Tail apareça atrás dos karts, permitindo tirar os oponentes de seu caminho.
Outra novidade é o misterioso Lucky Seven que dará 7 power-ups diferentes ao jogador. Funcionará como uma “roleta”, com cada item sendo atirado aleatoriamente. Há rumores de que será possível roubar itens (como a estrela, por exemplo) quando você encostar no kart com o Lucky Seven. O importante é que esse será mais item que dificultará ainda mais a vida dos primeiros colocados.
As moedas retornaram com tudo em MK 7. Quanto mais moedas você coletar, mais rápido você vai andar. Isso significa que nem sempre o caminho “mais curto” é o mais vantajoso. Uma rota com mais moedas pode fazer com que o jogador acumule mais velocidade e passe os outros adversários.
A melhor parte: multiplayer!
O modo online de MK 7 será o mais completo de um game do 3DS - e um dos melhores que a Nintendo já fez. O game terá um canalespecífico para interação dos jogadores, que permitirá comparação de recordes e até convidar aquela pessoa para uma partidinha. Cada novo record será automaticamente atualizado via internet.
A Nintendo não esqueceu do Street Pass. Ao cruzar na rua com alguém que também possua o jogo, todas as informações do game serão trocadas. Rumores apontam que novos apetrechos para equipar seu kart deverão ser liberados a partir dessa função, mas não há confirmação oficial.
O game terá suporte para até oito jogadores. A promessa é que tudo rodará a 60 fps (exatamente como o single player), sem qualquer tipo de engasgo, mesmo com o efeito 3D ligado. Um dos problemas de Mario Kart DS era o pequeno lag que atrapalhava os jogadores em partidas online e locais. Até 6 pessoas, sem problema, mas quando colocava 7 ou 8, a velocidade caia consideravelmente.
Ainda falando sobre o multiplayer, a novidade é o Community. Esse recurso implementa características típicas das redes sociais. Não há muitos detalhes, mas, pelo que foi visto, será possível criar grupos para reunir jogadores. Vamos torcer para que seja permitido interações entre eles, como chat de texto, uso do microfone e da câmera frontal do 3DS.
7 motivos para se animar com Mario Kart 7
1º - Reino do Cogumelo: Não existem personagens mais carismáticos do que os habitantes de Mushroom Kingdom. Eles são simpáticos, engraçados e fofos. Somente a presença dos mascotes da Nintendo já é um bom motivo para se comprar um game.
2º - Gráficos bonitos: Pelos trailers, é possível ver um belo e colorido mundo. Isso é característica da série, eu sei. Mas em Mario Kart 7 tudo parece ter ficado ainda melhor. Os cenários são variados e encantadores. O visual está tão bonito quanto o do Wii – ou ainda melhor – e o 3D se encaixa como a “cereja do bolo”.
3º - Mecânica renovada: No céu, no mar ou na terra, os corredores não param nunca. Se antes você ficava irritado por cair na água, agora você poderá afundar sem medo. Ou, quem sabe, planar por distâncias inatingíveis por um mero kart.
4º - Rivalidade sadia: Levanta a mão quem nunca sacaneou o amigo por ser “freguês” em Mario Kart. E sempre tinha aquela desculpinha: “Ah, esse jogo é roubado. Não é de habildade, é de sorte. Quero ver você me ganhar em Gran Turismo”.
5º - Integração: Mario Kart tem um modo single player divertido, mas é o multiplayer que faz a diferença. Quantas vezes seus primos ou amigos se reuniram na frente do Wii – ou cada um com um DS – para disputar partidas engraçadas. E ainda tem aquela de “passar” o controle para que todos possam jogar.
6º - Replay infinito: é o dinheiro mais bem gasto no 3DS. Quantas vezes você zerou Ocarina of Time? Uma, duas, três, dez? Agora, pense quantas vezes você zerou Mario Kart? Quantas partidas online e offline já jogou? Até hoje eu jogo Super Mario Kart, e olha que já faz quase 20 anos de lançamento...
7º Diversão, diversão, diversão: não conheço ninguém que não goste de Mario Kart. É simples, acessível e descontraído. Você não precisa estudar física para entender a atuação da força centrípeta aliada ao coeficiente de atrito causado pelo solo irregular para completar o trajeto. Quem nunca ficou feliz por acertar o amigo com um casco azul na última curva e ganhar a corrida?
7 vezes Mario Kart
Esse fim de ano promete deixar os nintendistas mais pobres. É tanto jogo bom chegando que fica difícil escolher qual comprar primeiro. MK 7 com certeza ocupa o Top 3. É um daqueles títulos indispensáveis para qualquer que seja o console. Vale cada centavo investido, já que ele não se esgota com o tempo.
Não tenho dúvidas que Mario Kart 7 vai impulsionar ainda mais as vendas do 3DS. Com tantas qualidades e inovações, a Nintendo provará mais uma vez que a franquia ainda tem muitos quilômetros para percorrer. Eu já garanti o meu e aceito desafios. Mario Kart 7 será lançado no dia 4 de dezembro. Enquanto o jogo não sai, babem com o último vídeo divulgado:
Jogabilidade e detalhes divulgados
Mario Kart 7 (3DS) Nintendo
Gênero: Corrida
Lançamento: 4 de dezembro de 2011
Expectativa: 5/5
1 comentários: sobre Prévia: Mario Kart 7 (3DS)
ótima Prévia, Mario kart será sempre mario kart
17 de novembro de 2011 às 10:14Postar um comentário para Prévia: Mario Kart 7 (3DS)